Atraso menstrual o que pode ser?

As variações durante o ciclo menstrual não é algo anormal, ao contrário do que muitas pessoas imaginam essa variação é muito comum e acontece com muita frequência entre as mulheres. Basta a menstruação atrasar por alguns dias que a primeira coisa que vem à mente das mulheres é a gravidez, porém existem muitas outras causas.

Causas do atraso menstrual

São muitos os fatores que podem influenciar no atraso da menstruação, a gestação é apenas mais um deles, além dela ainda podemos citar a síndrome dos ovários policísticos, o uso indevido de certos medicamentos e até mesmo o estresse como causa principal.

Principais causas

Menstruação

  • Gravidez.
  • Nervosismo.
  • Doenças no aparelho reprodutor.
  • Excesso de atividade física.
  • Má alimentação.
  • Menopausa.
  • Medicamentos/Quimioterapia.
  • Consumo excessivo de cafeína, etc.
  • Falta de vitaminas no organismo.
  • Problemas emocionais.
  • Estresse.
  • Ansiedade.

Atraso considerado normal

Todas as emoções do dia a dia incluindo nossa má alimentação pode influenciar no atraso da menstruação, por isso os médicos estabeleceram um atraso considerado normal que pode variar de 3 à 5 dias, mesmo em casos de mulheres que possuem um ciclo menstrual regular.

Antigamente o atraso da menstruação podia ser considerado um indício infalível de gravidez, no entanto, os tempos mudam e hoje em dia esse sintoma já não pode mais ser associado apenas a gestação, pois muitas mulheres grávidas continuam liberando sangue durante o período fértil.

Identifique as causas do atraso menstrual

Gravidez

Quando a menstruação atrasa por mais de 20 dias ou vem em baixa quantidade a mulher pode estar esperando um bebê, no entanto essa hipótese pode ser descartada com um simples teste de gravidez de farmácia, eles são precisos e podem acabar com suas dúvidas, ou aumenta-las.

Estresse

Descartada a possibilidade de uma gestação a segunda opção são os distúrbios de humor, no caso, o estresse. Nesses casos a menstruarão pode vir antes ou depois do tempo previsto e o diagnóstico é feito por você mesmo, estar estressada é um sinal claramente perceptível.

Atraso da menstruação irregular

Má alimentação

A má alimentação também pode ser um sinal de menstruação atrasada, as dietas malucas encontradas na internet tem sido uma causa frequente de atraso na menstruação, elimina-se essa hipótese se você estiver se alimentando corretamente, o mesmo se dá com a realização incorreta das atividades físicas.

Doenças, infecções ou complicações do útero

Esses problemas também causam atraso menstrual, porém para identifica-los é necessário buscar orientação médica apropriada, as hemorragias e o uso incorreto de certos medicamentos também interferem na menstruação, por isso em último caso é essencial buscar ajuda médica especializada.

Exames para identificar as causas do atraso menstrual

doctor

Além dos problemas simples a menstruação atrasada (em excesso) pode significar problemas graves de saúde, no entanto, essa é a nossa última hipótese, podendo significar o desenvolvimento de amenorreia, dismenorreia, oligomenorreia, endometriose, entre outros.

Para fazer o diagnóstico desses problemas o médico tende a realizar exames específicos, como exame de sangue, Papanicolau e exames da tireoide.

Tire suas dúvidas sobre menstruação

Atrasos em adolescentes

Na adolescência e ainda durante os primeiros meses de menstruação é comum que a jovem sofra com atrasos e irregularidades, o ciclo menstrual ainda não está completamente definido por isso os atrasos podem ser normais, porém se a jovem já tiver uma vida sexual ativa é ideal que faça um teste de farmácia ou procure um médico para normalizar a menstruação.

Geralmente são indicados anticoncepcionais que tem como principal objetivo normalizar o ciclo menstrual, essa pode ser uma ótima opção para quem tem menstruação desregulada.