Causas da infertilidade feminina

Você já acompanhou um caso de infertilidade feminina? Ou já passou por uma situação em que foi muito difícil engravidar? Se isso já aconteceu possivelmente você sabe que trata-se de um grande drama para a mulher quando ela deseja ter um filho, mas por algum motivo não consegue.

Infertilidade feminina

Essa dificuldade em engravidar pode ser decorrente da infertilidade feminina, mas não significa que precisamente seja. Sendo assim antes de partir para esse conceito é importante buscar a ajuda de um profissional que deverá realizar exames mais precisos para só depois disso fazer o diagnóstico.

decepção

A infertilidade feminina pode ser considerada um caso raro, pois atinge apenas 15% dos casais. Na grande maioria das vezes a infertilidade feminina é facilmente confundida com outros problemas hormonais que causam dificuldade na hora de engravidar.

Entenda o que é a infertilidade feminina

A infertilidade feminina é a incapacidade de gerar um filho, é considerada infertilidade quando a mulher tenta engravidar por mais de um ano e não consegue, quando esse período é menor o problema se enquadra apenas na dificuldade de fecundação.

É interessante que a infertilidade não acomete apenas as mulheres, mas também os homens. Por isso existem casos em que o problema não é com o sistema reprodutivo da mãe, mas sim do pai. Visando essa informação casais com infertilidade precisam de um diagnóstico médico preciso.

Principais causas da infertilidade feminina

Antes de conhecer os fatores de risco é importante saber como ocorre a fecundação, pois bem, ela funciona da seguinte maneira: primeiro ocorre a ovulação, depois a captação do óvulo pela tuba, em seguida a fertilização do óvulo pelo espermatozoide e, por fim, a implantação do embrião que é formado no útero da mulher. A infertilidade é decorrente de erros nesse processo.

  • Problemas na ovulação (fator ovulatório).
  • Alterações tubárias (fator tubário).
  • Alterações no útero (fator uterino).
  • Endometriose.
  • Idade: não deixar para engravidar tarde
  • Doenças sexualmente transmissíveis: prevenir e tratar rapidamente
  • Peso: evitar baixo peso ou obesidade
  • Tabagismo: para de fumar, pois o cigarro reduz a fertilidade.

Diagnóstico da doença

Para realizar o diagnóstico os testes básicos envolvem a avaliação da ovulação, o estudo das tubas e avaliação do útero, na maioria dos casos o diagnóstico pode ser feito através desses exames, apenas em casos raros são realizados os exames feitos com a tecnologia da ressonância magnética, uma tecnologia recente e muio útil.

tratamento

Tratamento contra infertilidade feminina

O tratamento vai depender das causas da infertilidade, por isso só um médico especializado pode responder qual o melhor tratamento no seu caso. Geralmente ele se baseia na cirurgia, no entanto, podem haver exceções em que a paciente pode tratar o problema apenas com medicação.

Existem casos que o problema não possuí solução e infelizmente o médico é o responsável por dar essa informação ao casal. Não se esqueça de que mesmo os casais com infertilidade podem ter filhos adotados, filhos estes que os amarão igualmente aos filhos consanguíneos!

Infertilidade feminina – Causas