Você está em: Home » Gravidez » Como contar a gravidez em semanas e meses

Como contar a gravidez em semanas e meses

Postado por Miriam Andrade no dia 21 de maio de 2013 Sem comentários

Você sabe como contar a gravidez em semanas e meses? Trouxemos um esquema simples abaixo que explica perfeitamente como acontece esse desenvolvimento

É muito comum que durante o pré-natal as mulheres ouçam muito a expressão semanas e meses, isso acontece porque seu médico provavelmente tende a lhe informar sobre esses detalhes de sua gestação, algumas futuras mamães se sentem confusas com relação a essa contagem.

As futuras mamães já se acostumaram que a contagem acontece em meses, são nove meses exatos de gravidez, depois de um tempo o seu médico começa a falar sobre o desenvolvimento de seu bebê por meio de semanas, ficou confusa e não sabe do que se trata?

gravidez-semana-a-semana-

Gravidez em semanas

Para os médicos uma gestação de 9 meses tende a durar 40 semanas, mas você sabe a partir de quando essas semanas se iniciam? Não dá para saber exatamente quando aconteceu o encontro do óvulo com o espermatozoide, mas os médicos começam a contar desde o dia da última menstruação.

Você com certeza não engravidou no último dia de sua menstruação, mas os médicos começam a contar desde então, na prática a gravidez dura aproximadamente 38 semanas.

Contagem por semanas

A contagem por semanas permite que o médico saiba exatamente o estágio da gestação e a condição do desenvolvimento embrionário/fetal, é a partir daí que os especialistas conseguem saber se o desenvolvimento da gravidez está acontecendo conforme o esperado.

Ao acompanhar a gestação mês a mês o médico sabe qual deve ser as medidas previstas de seu bebê para cada semana de gestação e pode até mesmo descobrir problemas genéticos através dos exames de rotina do pré-natal.

gravida-cuidados

As semanas não equivalem a 4 semanas por mês, afinal nosso calendário lunar tem aproximadamente 30 ou 31 dias, o que faz com que 3 meses de gestação seja equivalente à 13 semanas e dois dias, 9 meses à 39 semanas, podendo arredondar para 40 semanas.

Contagem por semanas e meses

1° a 4° semanas e meia = 1° mês de gravidez.
Da 4° semana e meia a 9° semanas = 2° mês de gravidez.
Da 9° semana a 13° semana e 2 dias = 3° mês de gravidez.
Da 13° semana e dois dias a 17° semana e 5 dias = 4° mês de gravidez.
Da 17° semana e 5 dias a 22° semana e 1 dias = 5° mês de gravidez.
Da 22° semana e 1 dia a 26° semana e 4 dias = 6° mês de gravidez
Da 26° semana e 4 dias a 31° semana = 7° mês de gravidez.
Da 31° semana a 35° semana e meia = 8° meses de gravidez.
Da 35° semana e meia a 40° semana = 9° meses gravidez.

Gestação semana a semana

Mas para complicar um pouquinho mais a vida das gestantes os médicos ainda dividem todas essas semanas que formam os meses em ‘trimestres’. Passados os primeiros 3 meses que representam 14 semanas 13 semanas e 2 dias se inicia o segundo trimestre e ao final de 27 semanas se inicia o terceiro trimestre quando chegamos ao final da gestação.

Tabela

Clique na imagem para ampliar e imprimir

tabela

Se você está achando muito difícil entender tudo isso faça as contas por meio da calculadora online, elas são precisas e indicam tanto o dia da concepção como o dia previsto para o parto.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...
Encontrou algum erro e/ou gostaria de dar alguma sugestão para essa matéria? Colabore com o autor clicando aqui!

Deixe uma Resposta »