Você está em: Home » Gravidez » Como diminuir os enjoos na gravidez

Como diminuir os enjoos na gravidez

Postado por Miriam Andrade no dia 5 de junho de 2013 Sem comentários

Diminuir os enjoos na gravidez pode ser um grande desafio para a maioria das mulheres, confira algumas dicas para amenizar esses terríveis sintomas

Enjoos durante a gestação. Esse problema lhe parece familiar? É bem provável que sim, afinal todas as mulheres, sem exceções sofrem com alguns enjoos e mal estar durante essa fase da gestação. É interessante entender tudo sobre esse sintoma que geralmente causa grande incomodo.

Causas do enjoo na gravidez

Nada foi comprovado ainda a respeito das causa do enjoo durante a gestação, no entanto, os médicos indicam que isso tende a acontecer porque os hormônios aumentam em grande escala causando desconforto no estômago, tornando-o também mais preguiçoso.

enjoo na gravidez

Assim sendo, há certa lentidão no funcionamento gastrointestinal o que faz com que o alimento demore mais para chegar até o intestino, provocando em consequência disso os enjoos e até o vômito, saiba o que fazer nessas horas para tratar o problema.

Enjoos na gravidez

Geralmente os enjoos aparecem durante o período matinal, assim as futuras mamães já acordam cheias de enjoos dificultando a alimentação no resto do dia. Vale lembrar que existem excessos e as mães podem sofrer com esse problema em qualquer hora do dia.

Na grande maioria dos casos as gestantes conseguem controlar os enjoos e o mal estar em casa, em raros casos elas precisam buscar orientação médica, mas caso você perceba que nenhuma das nossas dicas está sendo útil não exite em buscar ajuda médica.

Enjoos e vômitos: Saiba como aliviar o mal-estar

Técnicas para diminuir os enjoos na gravidez

A fase de enjoos durante a gestação tende a durar entre o final do segundo mês (8° semana) até o final do quinto mês (20° semana). Trata-se de um longo período por isso é essencial saber como controlar esses sintomas da gestação que com frequência tiram as mamães do sério.

enjoos-na-gravidez-podem-ser-minimizados

1° Dica: Não fique muito tempo sem comer

Tende comer cinco vezes ao dia, fracionando bem as refeições, estômago vazio piora ainda mais as sensações de enjoo, tente antecipar o jantar e comer alguma coisa mais leve antes de dormir.

2° Dica: Tome bastante líquido

Um copo de água com algumas gotinhas de limão pode ser um santo remédio para controlar os efeitos do enjoo, essa é a famosa receita da vovó e pode dar muito certo!

3° Dica: Higiene bucal

Pode parecer ruim e até mesmo anti higiênico, mas tente escovar os dentes apenas após ter tomado seu café da manhã, pois o gosto da pasta de dente com o estomago vazio pode causar enjoo.

4° Dica: Fique longe de odores enjoativos

Se você sabe que determinados cheiros não caem bem em seu estomago prefira ficar longe deles, se o cheiro for dos alimentos tende prepara-los mais tarde ou peça para que alguém lhe ajude.

5° Dica: Uso do gengibre nas refeições

Para algumas mulheres o uso do gengibre tende a amenizar os sinais de enjoo, mas isso não funciona em todos os casos, por isso prefira sempre procedimentos indicados pelo seu médico.

6° Dica: Deixe sempre um aperitivo à mão

Bolachinhas como as cracker ou de água e sal podem ser muito bem vindas quando o assunto são os enjoos, deixe-as sempre na cabeceira da cama e coma o mais rápido possível.

7° Dica: Suco de abacaxi

Essa também é uma receita da vovó e que para algumas mulheres pode cair como uma luva, é fácil de ser preparado e deve incluir-se ao suco hortelã e um pedaço de gengibre.

8° Dica: Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas pode ajudar a controlar os efeitos causados durante a gestação, incluindo o estrese, a irritabilidade e em especial os enjoos, mas prefira movimentos leves.

9° Dica: Movimente-se sempre com calma

Nada de movimentos bruscos. Movimentar-se rápido demais pode causar mais enjoos já que é bem provável que sua alimentação ainda não tenha sido completamente digerida.

10° Dica: Se ver que vai vomitar não segure

Ninguém gosta de sofrer com enjoos, muito menos de ter que vomitar, mas se não houver saída a melhor coisa que você faz é colocar pra fora o que está lhe causando problemas.

Consulta médica

Caso o problema persista e já esteja em estado grande, busque a ajuda de um profissional, seu médico poderá lhe indicar um medicamentos que controle melhor os sintomas de enjoos e mal estar; geralmente é indicado procurar o mesmo médico que realizou o seu pré-natal.

Alimentos aliviam enjoos na gravidez

Você pode ser muito bem sucedida por tentar controlar os enjoos em casa, mas se não conseguir não se preocupe, pois existem alguns medicamentos simples que podem evitar e tratar esse problema dos enjoos durante e após a gestação.

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Loading ... Loading ...
Encontrou algum erro e/ou gostaria de dar alguma sugestão para essa matéria? Colabore com o autor clicando aqui!

Deixe uma Resposta »