Como vou saber se estou em trabalho de parto?

Em nossa página oficial você encontra tudo sobre gravidez e parto e a pergunta de nossas internautas de hoje é: Como vou saber se estou em trabalho de parto?

Assim que a mulher chega no 9° mês de gestação ela se pergunta: E agora, como vou saber se estou em trabalho de parto? Isso porque na maioria das vezes a bolsa estoura, mas em alguns casos isso não acontece e o bebê acaba se sufocando com o cordão umbilical.

Grávida-segurando-meias-de-bebê-com-relógio-pintado-na-barriga

Eu já vi e já recebi muitos comentários dizendo que o bebê não passa da hora de nascer, mas sim pessoal. O bebê passa da hora de nascer quando o parto não acontece na hora devida.

Sendo assim gestante, confira dicas de como saber se você está ou não em trabalho de parto. Vamos conferir agora quais os sinais de que você está entrando em trabalho de parto.

Gravidez e Parto

A primeira coisa que você deve ter em mente é que o trabalho de parto é diferente de mulher para mulher, e é impossível determinar exatamente quando ele começa. O mais interessante é que tudo acontece em frações de segundos e com uma série de acontecimentos simultâneos que são difíceis de notar se você estiver despreparada.

trabalho de parto

1° Sinal: Pequenas contrações e dilatação do colo do útero

O que acontece é o seguinte: Na primeira contração da gestante o seu colo do útero ficará cada vez mais fino, macio e dilatado, podendo chegar a 10 centímetros. Isso é determinado pelo exame de toque feito pelo obstetra ou pela enfermeira.

2° Sinal: Contrações cada vez mais fortes

As contrações acontecem em intervalos regulares e cada vez mais curtos, ficando mais intensas conforme o tempo passa. Muitas vezes, com a aproximação do trabalho de parto, as contrações podem ocorrer a cada 10 ou 20 minutos. Gravidez e parto

3° Sinal: Sangramentos ou secreções

Você pode notar uma secreção de muco amarronzada ou com traços de sangue, o chamado “sinal”. Se seu tampão de muco, que cobre o colo do útero, sair, o trabalho de parto pode ser iminente, ou pode demorar mais uns bons dias. Busque um médico de imediato para sabe qual a sua situação no momento, só um médico pode capacitado poderá fazer o diagnóstico.

4° Sinal: Rompimento da bolsa

O rompimento da bolsa é um sinal iminente de que o parto está se iniciando, mas não é momento para desespero, seu bebê não vai varar pelas suas pernas, dá tempo suficiente de chegar ao hospital e ser medicada.

IMG_7013

O parto irá começar se juntamente com o rompimento da bolsa você estiver tendo muitas contrações, caso o contrário seu médico dará início à uma operação de parto cesariana.

IMFORMAÇÂO IMPORTANTE

É possível ter contrações e ainda assim não estar em trabalho de parto. Isso é chamado pelos médicos de falso trabalho de parto, quando há contrações, mas não há nenhuma dilatação do colo do útero. Não é nada impossível ter contrações por três dias seguidos e mesmo assim não estar oficialmente em trabalho de parto. Se as contrações vierem em intervalos de cinco minutos, depois sete, depois oito, depois cinco, depois oito de novo, é provável que o corpo esteja só treinando. Tenha paciência e não se desespere!

Gravidez e parto

5° Sinal: Bebê na posição

Se o seu bebê estiver na posição sua barriga irá consequentemente dar uma abaixada. Nesse momento veja se os demais sintomas acompanham esse sinal, como secreções, possíveis sangramentos, rompimento da bolsa, dilatação do colo e contrações.

Lembre-se de que seu médico está à disposição para lhe ajudar em qualquer situação, por isso, diante de qualquer sintoma procure seu médico o mais rápido possível, porém sem desesperos, pois mesmo que não seja alarme falso do início do parto até o final dele ocorrem ai por volta de 8hrs ou 9hrs. Não há com que se preocupar.

gravidez e parto

O que devo fazer no comecinho do trabalho de parto?

Manter a calma. Essa é a chave para ter um parto tranquilo. Mante a calma. Todos nós sabemos que é quase impossível ficar calma diante da dor e da emoção do momento. Mas faça o possível para não ficar com medo e relaxar, assim as contrações serão menores e você terá mais prazer em dar à luz e ver o nascimento de seu filho!

Procure alternar entre caminhadas e um pouco de descanso, ou tome uma chuveirada morna para aliviar o desconforto. O descanso é bom para poupar o corpo do trabalho que o espera.

Fonte: BabyCenter e Berçário virtual