Cuidados com o recém-nascido

O nascimento do primeiro filho é cercado de uma série de dúvidas, muitas mães se preocupam com a causa do choro do bebê, outras tem medo de que a cólica não possa ser controlada e ainda outras nem sabem qual a forma correta de segurá-lo! Se essas são algumas de suas dúvidas confira em nossa matéria quais são os cuidados com o recém-nascido.

Cuidados necessários com o recém-nascido

Bebê

Cuidado com a cabecinha da criança! A moleira está aberta.

Quem nunca ouviu essa expressão não sabe o que é ter medo de machucar uma criança. As mães de preocupam muito com isso e de fato estão cobertas de razão, essas aberturas no osso do crânio do bebê ficam abertas até que ele se desenvolva por completo.

Essas aberturas fecham-se sozinhas, a mãe não precisa se preocupar em fazer nada, apenas em tomar todo cuidado do mundo para não bater o crânio da criança, geralmente não ocorrem problemas com isso, mas se houver é ideal buscar ajuda médica.

Moleira

A forma correta de segurá-lo é de um jeito confortável, dê atenção a musculatura do pescoço, pois ela é ainda pouco desenvolvida, por isso é necessário apoiar bem as costas e o pescoço de forma que ele se encaixe na sobra de seu cotovelo. Jamais faça movimentos bruscos.

Cuidado com o umbigo

O cordão umbilical não é sensível ao toque, por isso as mamães podem ficar tranquilas ao mexer nele, o bebê não sente dor alguma, mas é necessário alguns cuidados para que ele não infeccione. Geralmente esse coto leva de 7 a 15 dias para se desprender, lembrando que ele cai sozinho.

Essa região deverá ser higienizada ao menos três vezes ao dia utilizando o álcool 70%, sempre após o banho e as trocas de fralda. Pequenos sangramentos são normais, mas se houver muita secreção faça um curativo sempre que a frauda for trocada.

Cordão umbilical

Limpe bem com algodão e gaze, aos poucos esse resíduo vai ficando seco e escurecido, até cair. O bebê pode chorar por sentir o álcool gelado, mas não se preocupe ele não sente dor. Após cair a região ainda deve ser limpa e higienizada apenas com álcool e algodão. Em casos de problemas procure um médico.

Cuidados durante a amamentação

A mãe deve amamentar a criança sempre que ela estiver com fome, quando você sai da maternidade o médico lhe dá um pré requisito sobre quantas vezes amamentar durante o dia, com o passar do tempo você já vai saber identificar o chorinho do seu bebê e quando ele estiver com fome dê de mamar, o ideal é a cada três horas.

No início não dê nada além de leite materno, nem chá nem água. A partir do sexto de vida do bebê a mãe já pode começar a introduzir sucos, frutinhas e em seguida as tradicionais papinhas alimentares, dependendo do desenvolvimento da criança pode ser até antes disso.

amamentação

Na hora de dar de mama, sente-se confortavelmente e aproveite esse momento em que haverá uma ligação especial entre você e seu bebê. Não tenha pressa e lembre-se de amamentar nos dois seios. Cuidado para que o bebê não engasgue ou sufoque e lembre-se sempre de colocá-lo para arrotar após terminar cada mamada.

Posição correta para dormir

Algumas mães acham que o bebê deve ficar de bruços, outras que ele deve ficar de ladinho e ainda outras acreditam que a melhor posição para dormir é de barriga para cima. Todas elas são indicadas, se o bebê sofrer com refluxo é ideal que ele durma de lado para evitar engasgos, mas se não, deixe-o à vontade!

Primeiro banho do bebê

Saiba qual o papel de cada membro da família na criação do bebê

Estimule os cinco sentidos do bebê

Visão, audição, tato, paladar e olfato. Esses são os cinco sentidos do seu bebê, estimule-os desde o nascimento da criança, converse com ele, conte canções de ninar, mostre gravuras, programas de TV, apresente os alimentos, faça com que ela aprenda a degusta-los, dê objetos e ensine seus filhos a encontrar as partes do corpo como boca e pés.

Chorinho do bebê

Não se preocupe, criança precisa chorar para ativar o funcionamento dos pulmões, não deixe que ele chore muito, faça de tudo para acalmá-lo, mas não se desespere, pois segundo os médicos chorar um pouquinho após o nascimento é muito bom!

Choro do bebe

Evacuação correta da criança

No início você irá notar que o bebê evacua a cada mamada, pois ele só se alimenta de leite, mas depois as coisas vão se normalizando. Depois de algum tempo é normal que o bebê faça cocô uma vez por dia, ou mais, quando ela começa a evacuar demais ou a evacuar de manos a mãe pode se preocupar.

Passeios com o bebê

O bebê pode e deve sair para passear e tomar o solzinho do dia, é ideal que ele entre em contato com pessoas e conheça o mundo, as cores e os objetos. Não tranque seu filho dentro de casa, deixe que ele passeie pelo chão, pela grama e fique tranquila com relação as doenças, seus anticorpos são fortes para defende-lo de pequenos parasitas.

Cuidados com os bebês recém-nascidos

Esses são os cuidados básicos com os recém-nascidos, assista aos vídeos com atenção e descubra qual a melhor forma de cuidar de seu bebê! Em casos de dúvidas deixe seu comentário.