Cuidados nutricionais antes de engravidar

O ideal seria que toda mulher se preparasse antes de engravidar, mas infelizmente isso nunca acontece, pelo contrário, as mulheres são pegas completamente desprevenidas quando o assunto é a gravidez. Se você pretende ter uma gestação tranquila e sem surpresas o ideal é manter em dia alguns cuidados nutricionais antes de engravidar.

Cuidados antes de engravidar

Os próprios médicos afirmam que toda mulher precisa seguir uma lista de cuidados antes de engravidar, vejamos quais são alguns deles.

Eu preciso admitir que isso é raro hoje em dia, afinal a grande maioria das mulheres nem espera engravidar, mas se você está buscando por essa matéria é porque com certeza pretende tomar os cuidados necessário antes mesmo de o espermatozoide fecundar o óvulo.

Gestante

Para quem está pensando em ter um bebê é preciso avaliar alguns aspectos de seu estilo de vida para que tudo saia dentro dos conformes, o ideal é que você dê atenção à esses detalhes logo quando começar a planejar a gravidez. Esses cuidados envolvem: Interromper o uso de contraceptivos, nutrição, eliminação de alguns maus hábitos, entre outros cuidados.

Vamos analisar abaixo cada um deles de forma bem detalhada para que você possa garantir uma gestação saudável, segura e muito prazerosa!

Mudanças de hábito

01 02 03 04 05

Cuidados especiais para engravidar

Essa fase de gravidez é muito importante na vida de qualquer mulher, são vários os cuidados que elas devem tomar quando o assunto é engravidar ou levar a gestação até o fim. O primeiro deles envolve a alimentação, toda gestante precisa se alimentar adequadamente.

Dificuldade em engravidar

Algumas mulheres sofrem com dificuldades para engravidar. Não podemos chamar esse problema de infertilidade feminina, pois não se trata de problemas com o corpo da mulher, mas sim com seus hábitos alimentares que devem ser próprios para uma gestante.

A mulher que pretende engravidar deve o ingerir alimentos ricos em vitamina E, B6 e ácido fólico, além disso, ela deve manter sempre uma alimentação nutritiva e bem colorida evitando qualquer tipo de fast food, refrigerantes em excesso, gorduras trans, café e bebidas alcóolicas.

Cuidados necessários antes de engravidar

Interrupção dos métodos contraceptivos

A mulher que deseja engravidar pode ter certa dificuldade caso já venha usando alguns métodos contraceptivos à algum tempo, por isso é indicado que as tentativas se iniciem após a mulher ter interrompido o uso de quaisquer medicamentos ou métodos contraceptivos.

Ingestão de ácido fólico

O ácido fólico é um suplemento aconselhado pelo médico quando a mulher decide que quer engravidar, quando for possível é ideal que a mulher comece a ingerir essa substância com três meses de antecedência as tentativas de engravidar, esse nutriente é essencial para prevenir má formações do sistema nervoso do bebê, sendo muito importante para a gestante.

gravidez

Comer alho e iogurte podem ser uma opção natural para ajudar no tratamento da candidíase, que é uma doença que pode prejudicar o processo de concepção.

Emagrecimento antes de engravidar

Mulheres que estão um pouco acima do peso devem se preocupar em emagrecer antes da concepção. É ideal que elas percam de 10% a 20% do peso que está em excesso.

Todas as mulheres que pretendam engravidar deverão receber orientação nutricional/dietética cerca de 4 a 6 meses antes da concepção, ao longo da gravidez e após o parto, é por isso que dizemos que o pré-natal inicia-se mesmo antes de a mulher engravidar.

perder peso

É importante que a gestante esteja ciente da necessidade de, especialmente durante a gravidez, se prevenir contra possíveis doenças transmitidas pelos alimentos.

“Nós somos o que comemos”!

Visto que nós somos aquilo que nós comemos eu realmente espero que você deseje ser uma grávida saudável, linda e tranquila! Por manter esses e outros cuidados em dia seguindo sempre a orientação de seu ginecologista ou obstetra com certeza sua gravidez será a mais bem planejada!