DICAS DE YOGA PARA GESTANTES

Quando se trata de atividades físicas para gestantes a Yoga é a que mais se destaca. Essa atividade sem precedentes surgiu há mais de cinco mil anos na Índia e mesmo depois de tantas décadas ela ainda continua se destacando. A Yoga trabalha o corpo e a mente e trás muitos benefícios para as gestantes. Confira nesse artigo quais são alguns deles!

Termo Yoga

Ioga, Yôga, Yoga – Essas são as várias formas de se escrever e pronunciar a palavra. Nos tempos antigos se referia ao ‘Yôga’ como sendo o mantra sagrado da Índia, por isso esse termo sempre era descrito no masculino. Com o passar do tempo o nome da atividade mudou para ‘Yoga’ e não se tratava mais de nenhum mantra sagrado, mas sim de uma atividade física de meditação. Mediante a isso, os brasileiros adaptaram a palavra para ‘Ioga’.

Todos os termos e definições estão corretos, mas como nosso objetivo aqui é falar um pouco mais sobre a ‘atividade física de meditação’ então vamos nos referir a pratica como sendo a Yoga.

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Após estes esclarecimentos prévios podemos falar sobre os benefícios que a Yoga trás para a mente e o corpo das gestantes. Por trabalhar o equilíbrio e o alongamento do corpo a Yoga é muito indicada desde os primeiros meses de gestação. A meditação melhora a qualidade da mente e reduz a ansiedade, enquanto isso, as atividades proporcionam fortalecimento muscular, alongamento físico e também fortalecimento pélvico que é muito importante durante o trabalho de parto.

A única preocupação que existe quando o assunto é a Yoga na gestação é com relação ao apoio do médico. Os médicos reconhecem os benefícios dessa atividade, mas eles não podem liberá-la para qualquer pessoa, são necessários alguns exames clínicos antes de iniciar a atividade.

Busque ajuda médica

Levando o que foi dito acima em consideração é essencial buscar a ajuda do seu médico o quanto antes, faça os exames propostos e mantenha o acompanhamento mês a mês nas consultas de pré-natal.

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Quando o assunto é praticar atividades físicas na gestação a mulher deve se manter bem atenta às posturas mais indicadas, alguns exercícios são realizados em pé, outros são realizados com a mulher sentada, tudo vai depender dos meses de gestação em que a mulher se encontra, além disso, o condicionamento físico de cada uma também conta muito quando o assunto são os exercícios corretos.

Técnicas de respiração

As técnicas de respiração são muito interessantes quando o assunto são as atividades para as gestantes, aprender a respirar corretamente e com calma pode te ajudar muito durante os meses gestacionais e especialmente durante o parto normal, para manter a calma.

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Praticar exercícios durante a gestação faz muito bem para o bebê e para a gestante, mantenha o ritmo, conforme for aumentando em peso e tempo gestacional. Vá diminuindo as atividades que exigem muito esforço, mas se mantenha ativa nos demais exercícios que promovem benefícios para o parto.

É essencial que a Yoga para gestantes seja pratica em centros onde só as grávidas se encontram. Grupos de Yoga com pessoas não gestantes podem ser desproporcionais aos objetivos das mulheres que estão esperando um bebê. No site oficial Baby Yoga você encontra um grupo só de gestantes para praticar Yoga.

Principais benefícios da Yoga para gestantes

  • Favorece a circulação sanguínea e ameniza inchaços, dormências e as varizes.
  • Amplia a respiração materna oxigenando melhor a mãe e o bebê.
  • Fortalece o assoalho pélvico, preparando o períneo para o parto.
  • Alivia e previne dores nas costas.
  • Garante a recuperação mais rápida após o pós-parto.
  • Alivia a prisão de ventre.
  • Favorece a comunicação mãe – bebe.
  • Garante maior equilíbrio nas flutuações de humor.
  • Reduz consideravelmente a ansiedade.

Alguns exercícios simples podem ser praticados em casa pelas gestantes, mas mesmo estes precisam da aprovação e do consentimento de sue médico obstetra ou ginecologista.

Exercícios de Yoga para praticar em casa

Os exercícios descritos aqui tem como objetivo alongar e tonificar os músculos, relaxar as articulações e aumentar a flexibilidade do corpo. Junto com esses benefícios essas atividades ainda proporcionam maior equilíbrio físico e emocional. Não se esqueça de em todas elas trabalham a técnica da respiração.

Exercício I

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Sente-se em uma posição confortável com as pernas cruzadas e as costas bem ereta. Uma das mãos deve ficar em baixo da barriga e a outra em cima, como mostra a foto. Respire profundamente e expire suavemente. A inspiração deve durar 4 segundos e a expiração 6. Conte os segundos mentalmente.

Exercício II

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Deite-se e estique as mãos bem ao lado do tronco. Apoie seus pés no chão e siga o mesmo princípio da respiração mencionado no primeiro exercício, mas dessa vez, ao expirar levante o quadril tente manter a posição durante 4 ou 6 segundos, depois expire e abaixe o quadril. Repita o exercício por 7 vezes.

Exercício III

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Mantenha-se na posição chamada ‘4 apoios’ e inspire por 4 segundos como mostra a primeira foto, depois expire levantando levemente as costas durante 6 segundos como na foto 2. Repita o exercício 7 ou 8 vezes de acordo com o seu condicionamento físico.

Exercício IV

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Fique em pé e dê um passo à frente com a perna esquerda. Ao inspirar junte suas mãos rentes à sua cabeça e ao expirar flexione o joelho da perna esquerda e estique a direita como na foto. Mantenha a posição durante 5 segundos e repita por sete vezes.

Yoga para gestantes – Parte I

Yoga para gestantes – Parte II