Dicas para mulheres grávidas

A gestação, em particular a primeira delas, é sempre motivo de muita ansiedade e preocupação. As mulheres grávidas geralmente se sentem confusas com relação aos sintomas, ao que pode e ao que não pode durante esse período e principalmente com relação à normalidade do período gestacional.

Dicas de Gravidez

Se você se encontra nessa situação encontrará tudo o que precisa em uma só lugar! O site Dicas de Gravidez foi desenvolvido especialmente para auxiliar gestantes a desvendar os mistérios da gestação. Nossas matérias serão muito úteis para lhe ajudar a entender cada sintoma dessa nova fase, desde a fertilização até o nascimento do bebê! Acompanhe nossa primeira matéria com dicas para as gestantes.

Alimentação correta para gestantes

A primeira dica é a mais importante de todas e envolve a alimentação das futuras mamães, lembre-se: Vocês não devem comer por dois, mas sim consumir a quantidade de nutrientes necessários para manter em dia sua saúde e a saúde do bebê, seu médico deverá lhe orientar informando-lhe que a palavra chave nesse respeito é “a qualidade da alimentação” e não “a quantidade dela”.

Alimentação Saudável

Uma coisa precisa estar bem claro: Gravidez não é o momento de comer tudo o que quer e na hora que quer, a alimentação será equilibrada contando com muitas cores, vitaminas e nutrientes, o ideal é que a futura mamãe coma no mínimo a cada três horas.

Alimentação na gravidez

O primeiro trimestre será marcado pelo aumento da frequência cardíaca e do volume do sangue no corpo, por isso nessa fase é importante ingerir bastante ferro, ácido fólico e líquido. Esses e outros componentes devem estar presentes na alimentação de toda gestante durante os nove meses de gravidez. Encontrar esses nutrientes é mais fácil do que você imagina!

Confira todos onde cada nutriente pode ser encontrado

Para auxiliar as gestantes nesse respeito é necessário aderir ao acompanhamento pré natal que pode ser feito com um ginecologista de sua confiança ou diretamente com seu obstetra que deverá realizar o parto.

Cuidado com a pele durante a gravidez

Adquirir acne e manchas nesse período é como jogar na loteria, a dermatologista Luciane Scatone afirmou que esse efeito é imprevisível e acontece de forma diferente em casa gestante, dizer que a gravidez de menina causa manchas é mais um mito espalhado pela sociedade.

Cuidado com a pele durante a gravidez

Os cuidados com relação às estrias devem ser severos, afinal esse é um acontecimento que realmente não se pode controlar. Toda gestante adquire estrias e um pouco de celulite durante a gestação, para ‘amenizar’ esses sinais hidrate bem a pele de duas a três vezes por dia, um produto muito indicado por ser o óleo de amêndoas, que pode ser adquirido facilmente.

Cuidados especiais na Gestação

O que pode e o que não pode

Muitas mulheres tem dúvidas sobre o que pode e o que não pode durante a gestação, vale lembrar que existe uma série de coisas que devem ser incluídas na vida da gestante e uma lista bem pequena do que deve ser evitado, a questão é fazer de tudo, mas sempre com moderação e auxílio médico.

Depilação e outros procedimentos estéticos

Evite pintar os cabelos, fazer depilação e coisas desse gênero. Pode ser que não cause nenhum mal ao bebê, mas é sempre melhor prevenir do que remediar. Procure manter-se sempre calma e com a autoestima elevada, preocupação excessiva só vai causar aumento da pressão arterial.

Forma correta de dormir

Você pode dormir de qualquer jeito, contanto que se sinta confortável, é pouco provável que uma gestante consiga dormir de bruços durante a gestação, mas se assim for não há nada de errado nisso. Mas é preciso alguns cuidados.

Para aumentar o conforto, uma dica é usar um travesseiro pequeno entre as pernas e um grande para apoiar a barriga. Dessa maneira, ela tira o peso da barriga, melhora a circulação sanguínea, mantém a coluna alinhada e previne dores musculares.

gestação perfeita

Viagens e passeios

As viagens de avião estão liberadas, assim como também de carro e navio, no entanto, veja se em todas elas você se sentirá confortável o bastante. O banho de mar e os demais passeios estão liberados para as futuras mamães, sendo assim não exite em tirar um tempo de férias durante esse período, elas podem ser mais agradáveis do que você imagina!

As atividades físicas também estão liberadas, mas procure realizar movimentos suaves e por curtos períodos de tempo, isso vai ajudar você a se sentir mais confortável e evitar problemas futuros.

Relações sexuais durante a gestação

A pergunta mais frequente feita aos ginecologista é a respeito do sexo durante os meses de gestação. Por isso vale lembrar que o casal pode e deve continuar mantendo sua vida sexual ativa. As atividades sexuais só devem ser evitadas caso essa seja a recomendação de seu obstetra.

Caso contrário, o casal não precisa se preocupar, porque o colo do útero encontra-se fechado e o feto está muito bem protegido pela bolsa d’ água, que funciona como um amortecedor.

Entenda a fundo sua gestação

Entender como o feto se transforma durante a gestação é essencial para manter o contato entre mãe e bebê, nas próximas matérias estaremos disponibilizando mais informações sobre gestação!

Em casos de dúvidas envie-nos a sua pergunta através dos comentários, estaremos respondendo a todas elas o mais breve possível! Lembre-se também de realizar o pré natal corretamente mês a mês contando com a ajuda de um bom profissional.