Dores nas costas durante gravidez

As dores nas costas durante a gravidez são praticamente inevitáveis, isso acontece porque conforme a barriga da mãe cresce mais pesada ela fica o que acaba enfraquecendo os ossos da coluna, é por isso que muitas mulheres caminham curvadas para frente, porque a coluna já não sustenta o peso da barriga e ocasiona as fortes dores nas costas.

Dores nas costas

Quem já teve, ou ainda tem dores nas costas sabe o quanto essa dor é exaustiva, mais do que qualquer outra dor ela trabalha com todos os movimentos do nosso corpo, por isso quando a coluna trava o repouso se torna essencial, mas que tal iniciar esse procedimento de repouso antes de o problema se agravar?

gestante

Para as gestantes repousar durante toda a gravidez é essencial não só para evitar as dores nas costas, mas também para controlar o problema. Além disso, pode ser que seu médico te faça recomendações, que devem ser seguidas com o máximo possível de rigidez.

Principais causas das dores nas costas

O primeiro passo para amenizar as dores nas costas é descobrir que tipo de dor você está sentindo, existem cinco principais delas, sendo elas:

Dor nas costas verdadeira

Aquela dor que causada pelos mesmos fatores que a dor nas costas em pessoas que não estão grávidas. Esse tipo de dor piora no final do dia e está intimamente ligada ao sobrepeso.

Dor ciática

Às vezes, o funcionamento do nervo pode ficar prejudicado, o que provoca fraqueza na perna ou sensação de formigamento. Vale lembrar que essa dor não tem nada a ver com a pressão exercida pelo bebê.

Dor pélvica

A dor pélvica é consequência da gestação e deve ser tratada de forma diferente da dor nas costas comum. É essencial buscar a orientação de um especialista para identificar a causa e tratar o problema.

exercícios (4) exercícios (6) exercícios (5) exercícios (3) exercícios (1) exercícios (2)

Dor causada por contrações

A partir do segundo ou terceiro trimestre a gestante pode sofrer com fortes dores nas costas decorrentes do aumento considerável de peso. Se essa for a principal causa da dor é ideal aderir as técnicas para amenizá-la, elas podem vir por indicação médica ou por métodos caseiros.

Dicas para diminuir as dores nas costas

  • Pratique atividades físicas sob orientação médica.
  • Alimente-se bem e consuma bastante líquido.
  • Fique de repouso o máximo possível.
  • Use as famosas cintas de sustentação para grávidas.
  • Deitar com as pernas pra cima pode ajudar.
  • Banhos quentes e posições relaxantes são muito indicadas.
  • Faça sempre massagens relaxantes.
  • Opte pelo analgésico receitado pelo médico.
  • Faça yoga ou hidroginástica.
  • Trabalhe mais sua postura.

Essas são algumas dicas que podem amenizar suas dores nas costas devido a gestação, mas uma coisa é certa, sentir certo desconforto na coluna é inevitável e acontece com grande parte das grávidas, por isso é preciso saber como lidar com ela.

Dores nas costas devido a gravidez

Aproveite bastante seu acompanhamento pré-natal para conversar com o médico a respeito das técnicas para evitar, tratar e aliviar as dores devido a sobrecarga da barriga.