É possível engravidar apenas com uma relação?

Seria muito simples nós dizermos que é pouco provável, mas não é impossível engravidar apenas com uma relação, mas fizemos uma pesquisa e fomos ainda mais precisos em nossa resposta.

Fecundação do óvulo

Para entender como é possível engravidar com apenas uma relação é preciso entender tudo, desde o começo. A fertilização do óvulo acontece quando o espermatozoide encontra o óvulo dentro do útero da mulher, nesse momento forma-se um embrião que logo se transformará em um feto.

casal

Veja bem, para que esse encontro aconteça basta que exista um óvulo e apenas um espermatozoide dentro do útero. O óvulo é liberado mensalmente pela mulher através do processo de ovulação que ocorre pouco antes da menstruação e o espermatozoide entra no útero através das relações sexuais, por isso em uma única relação sexual já é possível engravidar.

Chances de engravidar em uma relação sexual

Seguindo esse mesmo princípio podemos concluir que dependendo do dia da relação a mulher pode engravidar sim, já que um espermatozoide pode sobreviver até três dias à espera de um óvulo maduro para fecundar, e note o que é mais interessante:

“Em uma única ejaculação o homem pode liberar cerca de 350 milhões de espermatozoides”.

Diante desses dados e dessas informações, podemos concluir que você tem 350 milhões ao cubo de chances de engravidar! Uma probabilidade grande, não acha?!

Minimize as chances de engravidar

As chances de engravidar com apenas uma relação sexual são grandes, por isso para quem não quer ter filhos momentaneamente é ideal se prevenir. O primeiro passo para quem toma anticoncepcional é ingerir todos os comprimidos conforme indicado pelo seu ginecologista.

relacoes

É muito importante saber como usar o anticoncepcional corretamente, lembre-se de que mesmo usando a pílula existem chances de engravidar, por isso nunca despreze a camisinha.

Uso da camisinha nas relações

A camisinha é o único método contraceptivo que além de evitar uma possível gravidez indesejada ainda te previne contra o contágio das DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis. Evite relacionar-se sexualmente apenas por uma noite, com pessoas desconhecidas e sem prevenção, pois as chances de ser pai/mãe são enormes.

Ovulação – Período Fértil Vídeo Explicativo