Engravidar durante a menstruação

Embora seja um processo natural do corpo humano a gravidez ainda continua sendo um grande mistério para muitas mulheres. Dúvidas sobre como engravidar, quando engravidar e se é possível engravidar perturbam a mente das mesmas, hoje trouxemos dicas a respeito de uma dúvida frequente: “É possível engravidar durante a menstruação?”

gravidez

Infelizmente ainda nos dias de hoje muitos casais rejeitam o uso dos preservativos, e por isso criam situações favoráveis para manterem relações seguras sem o uso da camisinha. Um exemplo disso são as relações sexuais durante a menstruação, muitos acham que é impossível engravidar nessa fase.

Gravidez x Menstruarão

O Doutor especializado em ginecologia afirma que são raros os casos de a mulher engravidar durante a menstruação, mas que isso pode acontecer. Primeiramente vamos entender o que é e como funciona a menstruação, depois falaremos mais sobre como acontece a fecundação do óvulo.

Menstruação

A menstruação nada mais é do que a descamação do endométrio, ou seja, da parede interna do útero. Essa descamação é consequente do preparo inútil do organismo para receber o feto, que nesse caso não foi nem fecundado. O útero se dissolve por completo durante a menstruação.

Suas paredes ficam completamente descamadas e sem nenhuma estrutura, trata-se de um lugar pouco favorável para um embrião se desenvolver, em todo caso, pode ser que isso ocorra.

Gravidez na menstruação

Para que ocorra uma gravidez durante esse período de mudanças do útero é necessário que a mulher tenha um ciclo menstrual muito curto, pois assim a data da ovulação ficará bem próxima da época do início da menstruação, ou ter uma menstruação que durasse bastante.

Mulher-grávida-deitada-com-mão-na-barriga

Entenda melhor

Um ciclo menstrual comum dura em torno de 28 dias e o óvulo geralmente amadurece entre o 12° e o 16° dia, quando finalmente é liberado pelas trompas. Sua sobrevivência fora das trompas é de apenas 24 horas, portanto a única forma de a mulher engravidar é se o óvulo encontrar um espermatozoide bem entre esse intervalo quando ele é liberado e se decompõe.

Exemplo:

Uma mulher fica menstruada no 1° dia e tem relações sexuais com seu parceiro no 7° dia, enquanto ainda está em seu período menstrual. Concluindo que o espermatozoide pode sobreviver até três dias dentro de seu útero ele pode encontrar em contato com o seguinte óvulo que será liberado, assim a mulher ficará grávida mesmo durante a menstruação.

Vale lembrar que um espermatozoide sobrevive até três dias dentro do útero a mulher, por isso pode ser bem provável que ocorra uma gravidez nesse caso. Como no exemplo acima, um modelo típico do que acontece muito.

Relações sexuais durante a menstruação