Gravidez mês a mês

A gravidez é um momento incrível na vida de qualquer mulher! Durante os nove meses em que você carregará um bebê em seu ventre haverá muitas transformações em seu corpo, as emoções também sofrerão alterações e a nova vida que habita dentro de você se desenvolverá.

Para entender como esse processo ocorrerá é importante se informar de antemão sobre a gravidez mês a mês, acompanhar seu bebê desde o momento da fertilização até a hora do nascimento.

Entenda como funciona a gravidez mês a mês

Menstruação atrasada à mais de quinze dias, seios inchados, mamilos sensíveis e escurecidos, náuseas e vômitos, sonolência e falta de ânimo. Esses sintomas lhe parece familiar? É bem provável que eles sejam um sinal da presença do hormônio da gravidez – A gonadotrofina coriônica.

Da fecundação ao nascimento

1° mês de gestação

A gestação só tem alguns dias, talvez algumas semanas, mas a nova vida que existe dentro de você já pode ser notada! Isso aconteceu devido ao encontro entre o espermatozoide e o óvulo, gerando assim um ovo de aproximadamente meio milímetro. Esse ovo se implantou em seu útero e se desenvolveu completamente em apenas 4 dias. A mudança de ovo para embrião acontece durante a terceira semana de gestação, nesse primeiro momento o bebê pode medir mais ou menos 4 mm e pesar menos do que uma pluma. Veja quais são as mudanças para o segundo mês.

Primeiro mes

Sintomas: Os sintomas mais comuns durante essa fase é a sonolência, a má sensação diante de alguns cheiros também podem aparecer e os seios podem estar dormentes ou inchados. Nesse primeiro momento enfatize os cuidados com a pele hidratando bastante as partes mais flacidas.

2° mês de gestação

Logo no início do segundo mês o embrião se parecerá muito com um pequeno coral que se enrola completamente em torno da coluna vertebral. Ao final da 4° semana são formadas as bases do cérebro, do sistema nervoso e da medula espinal, assim como também a circulação sanguínea e a placenta. Todos os hemisférios cerebrais estão formados e seus membros começam a crescer, sua pele é muito fina e sua cabeça encontra-se bem inclinada.

Nesse segundo momento se forma o tubo digestivo, o aparelho respiratório e aparecem os primeiros sinais dos órgãos sexuais, mas será necessário esperar até a 20° semana para conhecer o sexo do seu bebê. Ele deverá estar com um peso por volta das 10 g e medindo cerca de 3 cm.

Segundo Mes

Sintomas: As mudanças em seu corpo começam a ser perceptíveis e você poderá sentir alguns desconfortos como pernas mais pesadas e aumento do nível da barriga.

3° mês de gestação

O embrião já se tornou um feto, pois todos os seus órgãos já se desenvolveram, ele já mede quase 5,5 cm e pesa 10 g ou mais! Os ultrassons começam a ser empolgantes, pois seu rostinho fica mais nítido e seus braços e pernas começam a ganhar forma. A mãe ainda não o sente muito, pois ele ainda é pequeno para tocar a parede do útero.

Terceiro mes

Sintomas: Os enjoos são mais frequentes do que nunca, geralmente as mulheres descobrem a gestação por meio desse sintoma crucial. Até a chegada do 4° mês os enjoos já são menos frequentes. Evite remédios caseiros para amenizar os enjoos, eles são normais.

4° mês de gestação

Ao findar a 16° semana o seu bebê estará medindo cerca de 19 cm e com cerca de 200 g. Neste mês a mamãe começa a sentir os primeiros movimentos do feto. Nesse quarto momento ele estará recoberto por uma camada fina de penugem, suas unhas e pelos começam a crescer, ele já é sensível ao toque e seus olhinhos permanecem fechados devido a sensibilidade causada pela luz.

quarto mes

Sintomas: A barriguinha já é mais aparente! E os curiosos começam a notar as diferenças em seu corpo, você também começará a notar as mudanças e seu humor tende a melhorar!

Viagem Fantastica Drauzio varela Parte I

5° mês de gestação

Podemos ouvir os primeiros sons dos batimentos do seu bebê! Você notará que os movimentos aumentaram e ele as vezes dá chutes em sua barriga. Ele estará coberto por uma espécie de pasta protetora à base de sebo e células epidérmicas, e finalmente pode-se saber qual o sexo do bebê bem no início da 20° semana de gestação.

quinto mes

Sintomas: A temperatura do corpo aumentou bastante e a sua glândula da tireoide está plenamente ativa. A transpiração começa a ser excessiva e os calores são frequentes! Sua pele pode começar a irritar, por isso faça hidratações frequentes e consulte um dermatologista, se necessário.

6° mês de gestação

O seu bebê deverá ganhar peso durante o sexto, sétimo e oitavo mês. Já podemos ver seus olhos, bocas, unhas e sobrancelhas perfeitamente, mas seu pulmão ainda não está maduro. A barriga da mãe aumenta bastante e ela precisa adquirir uma boa postura, pois seu bebê já pesa 1 kg e mede 37 cm.

sexto mes

Sintomas: Nesse sexto mês a barriga aumenta e as vértebras e pernas doem, lembre-se de que é importantíssimo adquirir uma boa postura, para evitar problemas posteriores.

7° mês de gestação

Você poderá ver por meio de ultrassons em 3D os olhinhos abrindo e fechando, embora ele mesmo não consiga enxergar. Nesse momento ele começa a desenvolver seus sentidos, ele já ouve tudo que você fala, incluindo as músicas que ouve! Ele também já sabe engolir e seu estomago e intestino já funcionam.

setimo mes

Sintomas: Não existem mais segredos, não há enjoos e você já está à vontade, o máximo que pode acontecer até o parto são pequenos pontapés na barriga.

8° mês de gestação

Seu bebezinho já tem o formato de um recém-nascido! Com dobrinhas e gordurinhas. Seus membros continuarão a crescer por mais algumas semanas, assim como também seus ossos, mas algumas partes ficam abertas, como é o caso da famosa molera que permitirá o desenvolvimento completo após o parto. Agora ele já é sensível a dor e possuí paladar. Com aproximadamente 50 cm e 2,5 kg ele tende a crescer.

oitavo mes

Sintomas: No nono mês os sinais também são apenas dos movimentos do bebê, você pode sentir pouca falta de ar devido a compressão que a criança faz entre seu estômago e seu pulmão.

Viagem Fantastica Drauzio varela Parte II

9° mês de gestação

Faltam apenas alguns dias para que você possa ver o rostinho de seu bebê, ele está pronto para nascer e começa a escorregar para sua bacia. Devido ao seu tamanho ele se movimenta pouco, mas o suficiente para te dar alguns pontapés! Espera-se que ele esteja perfeito para o grande dia. Geralmente os bebês nascem com 50 cm e mais ou menos 3,3 kg.

nono mes

Sintomas: Os sintomas nesse período são referentes apenas às contrações que deverão ocorrer antes e durante o parto.

<a href=”http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Gravidez-semana-a-semana–o-que-acontece-com-o-bebe-e-a-mulher.shtml” data-mce-href=”http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Gravidez-semana-a-semana–o-que-acontece-com-o-bebe-e-a-mulher.shtml”>Gravidez semana a semana: o que acontece com o bebê e a mulher</a>