Gravidez saudável sem engordar muito

O maior sonho de toda gestante é ter uma gravidez saudável sem engordar muito. Todas nós sabemos que durante a gestação é comum que a mulher ganhe peso além do normal, no entanto esse peso deve ser referente ao bebê que está dentro de você e não à sua alimentação.

Gravida deve comer por dois?

Fizemos uma entrevista com gestantes que se encontravam em seus primeiros meses de gestação, elas estavam aguardando os primeiros atendimentos das consultas do pré-natal e perguntamos à elas qual a dúvida que não quer calar. Sabe qual foi a resposta? “Grávida deve comer por dois”?

alimentacao-gravidez

Orientação dos Médicos: “Uma gestante NÃO deve comer por dois. Quando o assunto é gravidez é importante que vocês entendam que o princípio da alimentação gira em torno de qualidade e não de quantidade. É difícil assimilar isso no início da gestação, mas depois dos cinco meses você começará a notar um aumento significativo de peso e é nessa hora que mora o perigo”.

Saiba como ter uma gravidez saudável sem engordar muito

Especialmente durante a gestação o corpo da mulher se torna mais eficiente na absorção dos nutrientes presentes nos alimentos, assim quando a gestante passa a comer por dois ela não aumenta as chances de ter um bebê saudável, mas sim as chances de ganhar excesso de peso, correndo o risco de gerar complicações desnecessárias ao parto.

Quantos quilos a mulher deve engordar durante a gestação?

Os médicos ressaltam que as gestantes em seu estado normal devem engordar cerca de 12,5 Kg. Mas logicamente que as coisas não são calculadas perfeitamente, engordar um pouco mais ou um pouco menos do que isso tende a ser normal, mês entenda de onde esses 12,5 Kg aparecem.

  • A placenta, que nutre o bebê tende a pesar umas 700 g ao final da gravidez.
  • Ao longo da gravidez a camada muscular do seu útero cresce e passa a pesar 900 g a mais.
  • Seus seios aumentam de tamanho e pesam 400 g a mais.
  • O volume de sangue que circula no seu corpo cresce, e todo o sangue extra pesa 1,2 kg.
  • Você acumula líquidos e também conta com o líquido amniótico, somando em média 2 kg.
  • Além disso, você acumula gordura no corpo durante a gravidez para garantir um estoque extra de energia para a fase da amamentação. Esse total é de cerca de 4 kg.
  • Ao nascer, o bebê vai pesar em torno de 3,3 kg.

Como saber se estou no peso ideal durante a gestação?

alimentação para mulheres grávidas

No peso ideal você não estará, mas no peso médio para uma gestante pode ser que você se encaixe. O ideal nesse caso é fazer o teste no IMC. Calcular o IMC é simples.

Calculando o IMC de uma pessoa normal

1° Passo: Multiplique sua altura em metros por ela mesma.
2° Passo: Divida seu peso em quilos por esse número.

Exemplo: 1,60 de altura x 1,60 de altura = 2,56
60 Kg / 2,56 = 23,43 esse é o seu IMC.

IMC Classificação

 IMC  Classificação
 Abaixo de 18,5  Subnutrido ou abaixo do peso
 Entre 18,6 e 24,9  Peso ideal (parabéns)
 Entre 25,0 e 29,9  Levemente acima do peso
 Entre 30,0 e 34,9  Primeiro grau de obesidade
 Entre 35,0 e 39,9  Segundo grau de obesidade
 Acima de 40 Obesidade mórbida

IMC das gestantes

Alimentação gestantes

É ideal que você faça o sei IMC antes de estar grávida e depois, pois se você já estiver acima do peso é natural que sei IMC como gestante também se encontre acima do peso. A conta é feita da mesma forma, sua altura x sua altura dividida pelo seu peso de gestante.

Tabela do IMC das gestantes

 IMC  Classificação
 Abaixo de 18,4  Abaixo do peso
 Entre 18,6 e 25,0  Peso ideal
 Entre 25,0 e 30,0  Levemente acima do peso
 Entre 30,0 e 35,0  Primeiro grau de obesidade
 Entre 35,0 e 39,9  Segundo grau de obesidade
 Acima de 40,0 Obesidade severa

Dicas para uma gravidez saudável sem engordar muito

  • Consuma bastante cálcio presente nos derivados de leite.
  • Gordura também é necessário, prefira as saturadas, encontradas no azeite, nas castanhas, carnes, etc.
  • Coma carboidratos como pão, macarrão, arroz, feijão, cereais, etc.
  • Gestante pode e deve comer chocolate sem exageros.
  • Coma bem, mas nunca coma por dois.
  • Mantenha uma dieta equilibrada e não se preocupe com o peso além do necessário.
  • Não faça nenhum tipo de regime durante a gravidez.
  • Não fique mais do que quatro horas sem comer.
  • Coma bastante proteínas como: Carne, peixes, ovos e grãos.

Manter a forma antes, durante e após a gestação – Parte 1

Manter a forma antes, durante e após a gestação – Parte 2