O que é parto humanizado

O parto humanizado não refere-se a um tipo específico de parto, afinal a humanização do mesmo é um processo contínuo e não um produto ou uma fórmula que já vem pré-determinada. O parto humanizado tem como principal objetivo respeitar a fisiologia da mulher.

Parto Humanizado

Parto humanizado

O porto humanizado consiste em um tipo de parto que beneficia a mulher, esse método envolve a iluminação, o local onde a mulher dará à luz e a presença dos familiares, em especial, o pai da criança. O tipo mais comum de parto humanizado é aquele que é feito na banheira.

O ato de humanizar o parto consiste em dar liberdade às escolhas da mulher e fazer com que ela se sinta o mais confortável possível para ter o seu bebê. Vale lembrar que o parto humanizado não restringe a importância do pré-natal e dos exames de rotina.

Parto humanizado no Programa Mais Você

O parto humanizado tem como principal objetivo tornar o nascimento um momento prazeroso para a mãe e especialmente para o filho. Nesse tipo de parto existe todo um preparo físico e emocional, para que ocorra tudo conforme o planejado, é importante lembrar que é necessário a presença de uma equipe médica durante todo o procedimento.

Princípio do parto humanizado

Dar maios conforto a mãe ao dar à luz. Esse é o princípio do parto humanizado, garantia a mãe mais conforto, comodidade e muito mais estabilidade emocional para dar à luz. Se você está grávida e deseja conhecer um pouco mais sobre o parto humanizado.

bebenascendo

Pós do parto humanizado

Auxilia a autoestima da mulher.
Garante mais conforto para ela, podendo ter seu bebê em sua casa.
Dá a mulher mais liberdade para realizar o parto.
Proporciona a emoção de ter o marido por perto.
Garante a gestante um parto seguro e tranquilo.

Contras do parto humanizado

Em casos de complicações as enfermeiras não são altamente capacitadas.
Não existe nenhum tipo de auxílio adicionais a gestante.
Ela terá de ser levada ao hospital após dar à luz.
O bebê pode precisar de socorro médico sem sucesso.
Existem riscos de o parto ter complicações.

Diante de todos os pós e os contras desse tipo de parto cabe a gestante juntamente com o seu obstetra decidir se deseja ou não aderir a essa forma inovadora de dar à luz. Se você ainda não conhece esse método a fundo, confira um vídeo emocionante de um parto humanizado no Brasil.

Parto humanizado completo

“Humanizar é acreditar na fisiologia da gestação e do parto.
Humanizar é respeitar esta fisiologia, e apenas acompanhá-la.
Humanizar é perceber, refletir e respeitar os diversos aspectos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher e de sua família.
Humanizar é devolver o protagonismo do parto à mulher.
É garantir-lhe o direito de conhecimento e escolha.”

Porque as mulheres optam pelo parto humanizado?

A realidade é que os serviços médicos hospitalares tem deixado muito a desejar por ignorarem as principais recomendações da Organização Mundial da Saúde e dos demais órgãos que regulamentam o atendimento das gestantes, por isso muitas mulheres tem preferido o parto humanizado no conforto de sua residência de acordo com suas necessidades.

A proibição da presença de um acompanhante é a principal reclamação entre as gestantes, os médicos alegam que não existe espaço para mais gente dentro da sala de cirurgia, mas já foi comprovado que eles dão mais tranquilidade a mulher na hora de dar a luz.

Proibições sem fundamento

Clique na imagem para ampliar

Motivos

Os principais motivos são esses, por isso muitas tem preferido realizar o parto em casa e só recorrer às unidades médicas em últimos casos. Mas vale lembrar que é de inteira responsável da gestante as consequências dessa ação, particularmente, se não houvesse um médico ao meu inteiro dispor, eu preferiria um parto tradicional em uma sala com todos os equipamentos de emergência.