Pós-parto fase de transição

O parto coloca um ponto final no período gestacional e dá início a fase de transição na vida da mulher. Essa nova fase abrange um período de aproximadamente quarenta dias, podendo durar muito mais ou bem menos dependendo da capacidade da mulher de superar suas emoções.

Pós-parto

Durante exatos nove meses a mulher se adaptou ao ganho de peso, aos paparicos dos familiares, as transformações em seu corpo e agora só tem quarenta dias para retomar à sua vida normal.

Com o nascimento do bebê nasce também uma nova mulher, que não é mais dependente, mas sim a dependência de um novo ser, antes ela dependia de seu marido, agora seu filho depende dela. Não é para menos que essa seja uma fase transitiva na vida de qualquer mulher.

pós parto

A sensação de rejeição e decepção parece estar estampada no olhar de toda mulher que acaba de dar à luz, por um bom tempo ela não mais será o centro das atenções, mas sem seu bebê.

Muitas mulheres sentem-se desapontadas com seus companheiros, por acharem que não estão recebendo o apoio e carinho esperados, como também, por senti-los indiferentes ao bebê.

Alta do hospital

É hora de voltar para casa, mas nem sempre a mulher está preparada para assumir todas as responsabilidades sozinhas, por isso mais uma vez o medo e a insegurança se tornam o ponto de escape para tantas perguntas que ainda estão sem resposta.

Os primeiros dez dias pós-parto são os piores, os seios ficam inchados, muitas vezes doloridos e é necessário dar de mama, as dores do parto ainda são frequentes e o bebê chora a todo o momento, o estresse físico é maior do que nunca e as noites sem dormir já são regulares, vida pessoa, vida profissional, maternidade, cuidados com o lar, etc.

Tudo isso faz com que o pós-parto seja conturbado.

fase de transição

Depois de um tempo as coisas vão se normalizando, mas ainda há um confronto com o corpo, já que você era magra, engordou e agora não reconhece a si própria. Começam as comparações e a gestante vai perdendo o vínculo com a criança, isso também pode afetar seu emocional.

Depressão pós-parto

Muitas mulheres não sabem lidar com essa pressão e por isso acabam entrando em depressão, esse é um problema muito grave, pois uma vez depressiva é muito difícil conseguir se levantar.

A depressão pós-parto é ainda pior, pois a mãe perde completamente o interesse pelo bebê, e visto que ele depende dela para tudo a relação entre mãe, filho e pai acaba gerando conflito.

Cuidados pós-parto com a mãe e a criança

Essa fase é sem dúvida nenhuma um período de extrema transição. Por isso são necessários alguns cuidados especiais, tanto com a mulher quanto com o bebê.