Principais causas do atraso menstrual

Sua menstruação já está atrasa à alguns dias e a primeira coisa que passa pela sua cabeça é a possibilidade de uma gravidez. Sem saber o que fazer e com receito de buscar por um teste de farmácia você espera alguns dias e nada de a menstruação aparecer.

Será que estou grávida?

Essa pergunta te assusta um pouco não é verdade? É bem provável que sim, mas fique tranquila, afinal nem todos os atrasos menstruais significam uma possível gravidez. Na grande maioria das vezes isso não passa de estresse elevado ou então problemas hormonais.

atraso menstrual

Principal causa do atraso menstrual

No português claro o atraso da menstruação geralmente acontece em decorrência de uma possível gravidez, mas isso não é uma regra, podendo haver exceções.

O que acontece é que as mulheres se preocupam demais quando a menstruação atrasa e isso acaba causando um atraso maior ainda. Por tanto podemos concluir facilmente que grande parte dos atrasos da menstruação acontecem por conta de estresse e nervosismo.

Dúvidas sobre menstruação

Atraso menstrual considerado normal

A menstruação pode atrasar de 3 a 5 dias, mesmo as mulheres que possuem um ciclo menstrual regular podem sofrer com esses atrasos irregulares. Normalmente eles acontecem devido as fortes emoções, excesso de cafeína ou outros tipos de medicamentos fortes.

Se você está com atraso menstrual de mais de 6 dias, já fez o teste de farmácia e deu negativo não há motivos para pânico, o atraso pode ser decorrente de outros fatores simples, como:

  • Alterações hormonais.
  • Estresse.
  • Má alimentação.
  • Consumo de medicamentos fortes.
  • Excesso de atividades físicas.
  • Nervosismo e preocupação.

Outras causas do atraso menstrual

A mulher também pode sofrer com o atraso da menstruação em decorrência de outros problemas mais graves, porém essa opção é a última que os médicos indicam.

Mulher-com-mão-no-rosto

Caso você esteja passando por essa situação tente descobrir a causa entre a lista citada acima, descartando a gestação e os demais problemas hormonais é hora de buscar ajuda médica. Se o atraso persistir em mais de dois ou três meses sem causa aparente, buque ajuda específica.

O ginecologista é o profissional mais indicado para mulheres que estão passando por essa situação, não há motivo para pânico, pois na maioria das vezes o atraso pode ser controlado apenas com o uso do próprio anticoncepcional.

Em casos infrequentes o atraso menstrual não é um problema sério.

Investigando o atraso da menstruação