Você está em: Home » Gravidez » Riscos da gravidez na adolescência

Riscos da gravidez na adolescência

Postado por Miriam Andrade no dia 10 de junho de 2013 1 comentários

A gravidez na adolescência é um problema que vem crescendo muito na sociedade atual, conheça quais são os riscos que a jovem pode correr

Gravidez na adolescência – Esse problema está cada vez mais comum no mundo em que vivemos. Poucas meninas sabem mas a gestação quando acontece durante a fase da juventude pode apresentar um período frágil na vida da mulher, vejamos quais são os principais riscos dessa fase.

Gravidez na adolescência

Segundo o médico Dráuzio Varella estamos vivendo em um período de epidemia de gravidez na adolescência. Cada vez mais jovens estão iniciando sua vida sexual sem preparo e engravidando com facilidade, mal sabem elas que essa fase é extremamente delicada.

“Uma criança está gerando outra criança”. Você já ouviu essa expressão? É bem provável que sim, afinal é a realidade do mundo em que vivemos crianças de 15, 16 e 17 anos estão dando à luz a bebês sem terem nenhuma noção do que está por vir.

gravidez_adol (1)

Mães adolescentes

Se você está passando por essa situação não há motivo para queixa. Um bebê não é um problema, é claro que, se possível, seria melhor tê-lo com mais idade e mais experiência, mas se aconteceu, paciência, não há porque se preocupar agora, é precisa ‘SE INFORMAR’.

Estou grávida, e agora? Você sabe o que fazer? O primeiro passo é contar para sua família e para o pai da criança, depois é iniciar os exames do pré-natal que são muito importantes durante os nove meses de gestação.

Riscos da gravidez na adolescência

Existem muitos riscos em uma gravidez precoce, o maior deles é a depressão, afinal a jovem perde essa fase de sua vida e precisa amadurecer em nove meses, o senso de responsabilidade aumenta e seu corpo se transforma, nesse momento a ajuda do pai da criança e também dos familiares é essencial.

Os riscos que as mulheres grávidas sofrem são riscos sentimentais, as gestantes sofrem ainda mais com esse tipo de problema, elas passam a se punir por ter engravidado e na maioria das vezes não contam com o auxílio de um pai por perto.

gravidezadolescente-be (1)

A mulher que engravida jovem demais perde grande parte de sua juventude e acaba sofrendo com isso futuramente quando a vida já lhe ensinou o que é ser adulta.

Riscos para o bebê

Sem querer o bebê também sofre com a gravidez precoce, pois a mãe não tem a menor noção de como deve agir com ele. Sem contar com os sentimentos que a jovem tem para com o bebê ainda durante a gravidez, pode ser até mesmo que a gestante sofra com depressão pós-parto e não tenha o menor interesse pela criança, isso pode causar grandes traumas que vão refletir em sua vida adulta.

A gestante que dá a luz muito jovem passa por sérios problemas emocionais que são transmitidos para o bebê de forma decorrente. Não há como evitar nem prevenir esse acontecimento. Por isso é essencial estar ciente dos métodos contraceptivos e tentar ao máximo uma gravidez indesejada.

Gravidez na adolescência – Riscos

Gostou do Artigo ? Dê sua Opinião: Quantas estrelas Merece ? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas

Resultado Parcial 3 votos, média: 4,67 estrelas
Loading ... Loading ...
Encontrou algum erro e/ou gostaria de dar alguma sugestão para essa matéria? Colabore com o autor clicando aqui!

1 comentários »

  1. hellen rios 6 de agosto de 2013 at 15:24 - Responder

    me ajudou mt , essas dicas , obrigado .. <3

Deixe uma Resposta »