Silicone e amamentação

Hoje em dia são muitas as mulheres que recorrem ao silicone na hora de aumentar os seios. Esteticamente falando o implante do silicone é a melhor opção para quem deseja aumentar sua autoestima, no entanto, em contraste com isso entra a preocupação com relação a amamentação.

Silicone e amamentação

O leite materno é muito importante para o desenvolvimento do bebê, a pouco falamos mais sobre a importância do aleitamento, sendo assim antes de colocar um implante de silicone é importante se informar sobre o método que não atrapalha a amamentação.

silicone

Existem quatro tipos principais de implantes de silicone, um deles se baseia na abertura da aréola seguida do implante do silicone e uma segunda técnica incorpora a prótese por meio da região umbilical.

Implante de silicone que não atrapalha a amamentação

Para que o implante de silicone não traga problemas nem a mãe nem ao bebê é necessário que independentemente do local onde o silicone for instalado ele fique atrás das glândulas mamárias. Assim, o bebê não teria nenhum problema para sugar o leite.

Por outro lado se for colocada uma prótese maior do que o espaço atrás da glândula mamária pode suportar, esta glândula poderá ser pressionada e assim a mulher pode ter muitas dificuldades na hora de amamentar, por isso é sempre importante conversar com um médico antes de aderir a cirurgia, afinal é sempre melhor prevenir do que remediar.

“O silicone não interfere na amamentação. As próteses também não interferem na produção ou excreção do leite”.

É importante ressaltar que o tamanho dos seios também não interfere na amamentação, o tamanho das mamas não indica que a mulher terá mais ou menos leite, muito pelo contrário, essa comparação pode ser enganosa e causar grandes decepções e desapontamentos nas mulheres.

Mulheres com silicone que engravidam

Falamos um pouco a respeito da necessidade de conhecer o processo cirúrgico para a implante do silicone e mostramos que é essencial conversar com um médico para poder aderir a cirurgia certa, por outro lado, e se a mulher já colocou silicone e agora engravidou? O que fazer?

mamentação

Se você ainda está pensando em engravidar, mas já tem silicone é ideal procurar um médico antes de dispensar a pílula ou o método contraceptivo, isso porque pode haver a necessidade de trocar o implante de lugar e isso pode exigir algum tempo extra de espera para engravidar.

Local da prótese de silicone e amamentação

Mas, se você já tem silicone e descobriu agora a gestação, é ideal falar isso ao seu ginecologista ou obstetra para que ele possa te orientar sobre qual é a melhor forma de lidar com essa situação.

Geralmente não existem problemas, mas se houverem seu médico deverá lhe orientar, lembrando que não há motivos para se preocupar já que o médico pode lhe assegurar uma amamentação sem riscos e que beneficie tanto a mãe quanto o bebê.