Sinais de trabalho de parto

Ao entrar no oitavo mês de gestação as mulheres grávidas já começam a se questionar a respeito do procedimento correto na hora do parto, muitas delas se sentem acuadas quanto aos primeiros sinais que levam a gestante para o centro cirúrgico, e nós estamos aqui hoje com mais um post sobre gravidez para explicar passo a passo quais são os sinais de trabalho de parto.

Trabalho de parto

Nós falamos mais a respeito do parto em nossa matéria sobre o tempo de duração de um parto normal, se você ainda não viu esse post é indicado que você o leia antes de começar a se informar sobre essa matéria relacionada ao trabalho de parto, pois ela explica certinho quais são os estágios desse momento tão importante para a gestante.

trabalho de parto

Vamos resumir rapidinho quais são esses estágios para que você entenda mais a fundo o que envolve todo o real trabalho de parto, pois existe um procedimento completo a respeito desse assunto que é separado em etapas e semi-etapas.

O que é trabalho de parto?

O trabalho de parto começa a ser contado a partir das primeiras contrações da mulher, que podem até mesmo serem confundidas com gases ou outros sinais semelhantes, e ele só termina quando a mulher sai da mesa cirúrgica e vai para o quarto receber seu bebê, daí em diante inicia-se a fase do pós-parto, pois a mãe já concebeu a criança.

Muitas mulheres esperam até que a bolsa se rompe para ir até a maternidade, mas esse é um pensamento errôneo já que muitas mulheres não tem o rompimento da bolsa e o médico precisa estourá-la minutos antes da saída do bebê.

Sinais do trabalho de parto

Existem alguns sinais específicos, com exceção do rompimento da bolsa que poderão ajudar a gestante a identificar os sinais do trabalho de parto. Conheça quais são eles:

• O colo torna-se cada vez mais fino e macio e dilatado.
• Ocorrem contrações em intervalos regulares e cada vez menores e mais intensas.
• Dor constante na parte inferior das costas, semelhantes às cólicas pré-menstruais.
• Surgimento de uma pequena mancha de sangue.
• Rompimento da bolsa, mas só se houver contrações.

É preciso ter cuidado para não confundir o trabalho de parto com o falso trabalho de parto, pois é possível que você tenha contrações sem estar no trabalho de parto, pois a bolsa não se rompe.

Como identificar o trabalho de parto verdadeiro?

No trabalho de parto verdadeiro geralmente a bolsa se rompe e aparecem as contrações, no entanto, podem haver algumas exceções onde a bolsa não se rompe e a mulher não sente absolutamente nada, nessa hora é ideal seguir as recomendações de seu obstetra.

mulher grávida

É bem provável que o seu médico te oriente sobre o procedimento correto que você deve seguir quando o assunto for o trabalho de parto, mas em caso de dúvida procure uma maternidade mais próxima, se for alarme falso eles te encaminharão de volta pra casa, mas se não for você já terá atendimento especializado da equipe médica.

O que fazer ao entrar no trabalho de parto?

Ao entrar no trabalho de parto é ideal tentar manter a calma e relaxar, se estiver sozinha não se desespere, as contrações logo irão passar e você terá tempo o bastante para pedir ajuda e ser encaminhada para o hospital.

Algumas mulheres afirmam não ter sentido quase nada durante o início de seu trabalho de parto, isso acontece porque o organismo de algumas mulheres começa a se preparar com cerca de um ou dois meses de antecedência, adaptando mais facilmente as mudanças.

Quatorze sinais de que você está em trabalho de parto