Ultrassom no início da gravidez

A primeira coisa que uma gestante deseja saber é o sexo de seu bebê. As mamães e os papais ficam muito ansiosos para saber se será uma menina com os olhos da mãe, ou um menino com o formato do rosto do pai! Para satisfazer essa curiosidade são utilizados os ultrassons.

Início da gravidez

O que toda mãe deve iniciar ao descobrir a gravidez? O pré-natal! Este procedimento médico deve ser iniciado assim que a mulher suspeita de uma gravidez, pois nele são realizados exames extremamente importantes para manter em dia tanto a saúde da mãe quanto a saúde do feto que está em desenvolvimento.

exame-ultrassom

O principal deles e o mais esperados pelas gestantes é o ultrassom, ele serve para analisar profundamente como anda o desenvolvimento de seu bebê. Hoje em dia já existem variados tipos de ultrassons, confira quais são alguns deles.

Tipos de ultrassom

Existem hoje em dia variados tipos de ultrassons que são realizados em estágios diferentes da gestação. Conferir sua gestação mês a mês nunca foi tão simples!

Ultrassonografia transvaginal

Esse é o ultrassom utilizado no início da gestação, mais precisamente da primeira até a 12° semana, pois nesse momento o útero ainda é bem pequeno e encontra-se dentro da bacia e abaixo da sínfise púbica. Veja como ele é realizado.

Esse exame é realizado com a introdução de um transdutor no órgão genital da paciente, ele serve basicamente para diagnosticar o início da gestação, incluindo o número de embriões e os sacos gestacionais, assim como também possíveis sangramentos atrás da placenta.

Pré-natal – Ultrassonografia transvaginal

Ultrassonografia transvaginal morfológica do primeiro trimestre

Esse exame é de grande importância para manter uma gestação saudável. Esse tipo de ultrassom serve para diagnosticar possíveis problemas com a formação da criança, incluindo doenças e trissomias, com ele conseguimos diagnosticar a síndrome de Down durante a gravidez.

O exame deverá ser realizado entre a 11° semana e a 13° semana de gestação. Vale lembrar que ele faz parte da rotina de exames realizados durante o acompanhamento pré-natal.

content-620-rz

Ultrassonografia morfológica do segundo trimestre

Esse exame é realizado pela via trans-abdminal e serve como diagnóstico de má-formação fetal e deve ser realizado entre a 18° e a 24° semana de gestação. Esse exame é muito bom porque sua sensibilidade gira em torno dos 85% de credibilidade, podendo diagnosticar 15% das más-formações do feto, por isso trata-se de um exame importante.

É interessante destacar que os ultrassons devem ser realizados com estrita faixa de tempo para que possam ser detectadas e devidamente tratadas as más-formações e as trissomias de genes.

Ultrassonografia obstétrica

Esse é o exame mais comum do acompanhamento pré-natal e pode ser solicitado em qualquer período após a 12° semana de gestação. Serve para analisar diversos aspectos, tais como:

Posição do bebê, peso do feto, placenta e seus aspectos, quantidade de líquido amniótico da bolsa, presença de batimentos cardíacos do bebê, movimentos corpóreos dele, etc.

Ultrassons primeiras semanas

Ultrassonografia obstétrica com Doppler colorido

Esse exame não é muito comum durante o pré-natal porque ele é feito com indicação precisa, ou seja, só é realizado caso seu obstetra faça o requerimento.

Tem como objetivo avaliar o fluxo sanguíneo de vasos fetais na tentativa de reduzir determinadas patologias e determinados estados de oxigenação do bebê. Geralmente esse exame é requerido por mulheres que possuem hipertensão ou outras doenças graves.

Contagem da gestação em semanas e meses

Conforme exemplificado nos modelos de ultrassons acima eles são contados em semanas e não em meses como as gestantes estavam inicialmente acostumadas, por isso pode haver conflitos quando o assunto é realizar essa contagem, por isso aprenda a contar a gestação em semanas e meses, sem ter que pedir nenhuma ajuda!

O ultrassom no início da gravidez é feito dessa mesma forma que foi analisada acima, são diversos tipos, alguns internos, outros externos, mas todos eles com o intuito de ajudar a gestante a levar a gravidez saudável até o final e conseguir ter um parto tranquilo.

tipos_ultrassonografia_gravidez

Ultrassons em 3D e 4D

Esses são ultrassons modernos que estão ativos nos consultórios médicos, com ele você consegue analisar seu bebê perfeitamente, nada de pontos pretos e mimicas para desvendar seu filho.

Com os ultrassons em 3D e 4D a resolução é muito melhor e existem muito mais chances de detectar problemas durante a gestação. Sendo assim converse com seu médico sobre esses novos métodos e se for possível peça para iniciar agora mesmo os procedimentos.

Ultrassom 3D e 4D