Vacinas indispensáveis na gravidez

Vacinar-se é muito importante nos dias atuais, onde muitas doenças estão se proliferando com mais rapidez do que nosso sistema imunológico tem de se proteger. Pensando nisso a maior preocupação dos médicos é com relação a vacinação infantil e as vacinas em gestantes.

Calendário de vacinação

Há pouco tempo falamos mais sobre o calendário de vacinação infantil, hoje vamos falar mais a respeito das vacinas em gestantes. Elas devem ser vacinadas corretamente para evitar problemas com o feto e também com a gestante.

Existem também vacinas que são contraindicadas para mulheres que estão grávidas, geralmente são as que são produzidas com vírus e bactérias atenuadas, assim, essas vacinas consideradas ‘vivas’ não podem ser administradas nas gestantes, pois em tese essas substâncias podem provocar interrupção fetal.

Vacinação

gestante

O calendário de vacinação da gestante consiste em administrar três doses da vacina DT (dupla adulto contra difteria e tétano), com intervalos de dois meses entre as doses. Geralmente a terceira dose é aplicada até duas semanas antes do parto para garantir a saúde da mãe e da criança.

A vacina contra hepatite B pode ser incluída no calendário de vacinação da mãe desde que ela seja indicada pelo médico, caso contrário não há indícios de que a mãe possa fazer uso dessa vacina.

Toda gestante deve se vacinar

O vídeo é curto, mas deixa claro algo muito importante as gestantes. Muitas delas tem receio de tomar vacinas, porque têm medo de que faça algum mal ao bebê, mas é válido ressaltar que os médicos sabem o que estão fazendo e não criarão problemas para a sua gravidez.

Vacinação das gestantes em casos de epidemias

vacinas-para-gestantes

Em casos onde existem proliferação de doenças as gestantes e os idosos são os primeiros que entram nas filhas de vacinação, isso acontece, porque devido a gravidez seu sistema imunológico está mais baixo o que consequentemente pode agravar a doença afetando até mesmo o feto.

Em casos de Epidemias, Pandemias e Endemias as gestantes não devem hesitar em vacinar-se. Os médicos estão na dianteira desse procedimento e são responsáveis por garantir sua saúde.

Calendário de vacinação

As vacinas são indicadas por seu próprio médico (ginecologista ou obstetra), ele mesmo é o responsável por fazer sua carteirinha e talvez a aplicação das vacinas. Não há porque se preocupar com a vacinação, as injeções são todas seguras e para o seu bem, uma gestante que amo seu filho, se cuida!