Gravidez precoce

Grande parte das adolescentes da atualidade tem sido filhas e mães ao mesmo tempo, isso acontece porque a grande maioria delas tem engravidado muito cedo, a chamada gravidez precoce. Podemos afirmar com toda certeza do mundo que estamos enfrentando uma epidemia de gravidezes em adolescentes, mas vale lembrar que dos males esse é o melhor deles.

Gravidez na adolescência

Antes uma gestação precoce do que uma doença sexualmente transmissível ou outros problemas relacionados a vida sexual das garotas. Se você é jovem e está esperando um bebê não se assuste, você não está sendo a primeira e nem será a última adolescente a ser mãe!

Geralmente a primeira coisa que se passa na cabeça da gestante é: Estou grávida e agora? Se essa frase está passando em sua cabeça nesse exato momento essa matéria será muito útil para lhe orientar sobre o que fazer daqui para frente.

Adolescente-com-teste-de-gravidez

Riscos da gravidez precoce

Os riscos que uma gestante nova corre são os mesmos que qualquer gestante tende a correr, se o pré-natal for realizado corretamente não há motivos para preocupação, por isso ele deve se iniciar o quanto antes, assim que descobrir a gravidez é ideal providenciar as primeiras consultas do acompanhamento pré-natal durante a gestação.

Não existe um porquê exato para a gravidez precoce, o fato é o de que as crianças estão crescendo mais rápido do que a capacidade dos pais de acompanhar esse desenvolvimento, adolescentes que iniciam ou não um namoro firme já tem vida sexual ativa, meninas de 13 à 15 anos estão perdendo a virgindade cada vez mais cedo e imaturidade juntamente com liberdade de mais gera uma gravidez precoce, por isso fiquem atentos.

Meninas – Gravidez na adolescência

Papel dos pais

Os pais tem como objetivo cuidar dos filhos até que eles consigam se cuidar sozinhos, ter 18 anos ou 21 anos de idade não significa que eles sejam responsáveis o bastante, por isso é pouco provável que uma adolescente de 15 anos saiba se cuidar.

Na minha época com quinze anos uma menina já era completamente responsável e sabia como se proteger, hoje em dia mesmo com tanta informação isso não tem acontecido, por isso o papel dos pais é ORIENTAR os filhos sobre a vida sexual, falar sobre sexo deve deixar de ser tabu dentro do âmbito familiar, caso contrário os casos de gravidez precoce serão cada vez maiores.

Gravidez

Cada membro da família tem seu papel, se não houve orientação por parte dos pais eles precisam aceitar a situação e aprender a lidar com ela, sem fazer julgamentos ou ameaças.

Papel da gestante

A gestante por sua vez deve cumprir seu papel de mãe, não é necessário desespero, mesmo que você esteja sozinha nessa não desanime! Ser mãe é a melhor sensação do mundo, mesmo sendo adolescente, por isso cabeça para cima e muita força para levantar-se o mais rápido possível.

Não permita que o seu filho se sinta rejeitado, desde o ventre ele pode ouvir e sentir tudo o que você sente, por isso não seja agressiva e nem subestime sua gestação, quando ele nascer você poderá sentir o prazer que é carregar um ser que nós mesmos fizemos dentro de nós!

Tudo sobre a gravidez na adolescência

Se você está grávida e tem uma centena de dúvidas na cabeça, nós estamos aqui para te ajudar! Envie-nos a sua pergunta, seu comentário e estaremos respondendo o mais rápido possível, lembre-se de que se não houver mais ninguém com quem se abrir nós estaremos aqui!